quinta-feira, novembro 18, 2004

perseguição...?

shiva

Fiz uma exposé a Francês sobre o Hinduismo e pus toda a gente a debater a hipótese da reencarnação. A John fez um post sobre o Om que deixou os seus leitores muito curiosos.
Encontrei uma amiga de infância indiana que não via há uns bons 2 anos e que se ofereceu para me levar a visitar o Templo Hindu em Telheiras quando eu quiser. A História Comparada das Religiões começámos a dar as Religiões da Ásia Oriental.
Estou-me a sentir um tanto ou quanto perseguida, mas nem me importo muito... :)

3 comentários:

Anónimo disse...

Olá. Aqui há tempos mandaste-me um mail com o título "é por estas e por outras que me queria converter ao hinduísmo, hihi...". Coincidência? Não sei, mas pela história que descrevias, até eu preferia converter-me a outra coisa qualquer...
Enfim, com o teu espírito explorador quem sabe se não será algo a investigar. Eu sei que não me metia nessas aventuras, acho que a religião é muito bonita, sim senhor e coisi'tal, mas é demasiado complexa para a minha cabeçita. Pela minha fraca percepção do mundo através das eras, o que me parece é que, para além de todo o bem (físico, espiritual, material,etc) que possa advir do culto religioso, há toda uma série de malefícios. Podemos começar pelo fanatismo, extremismo, descriminação, intolerância, repressão, tacanhez...podemos ir até ao "chulismo" de alguns cultos que "pedem" donativos ou uma espécie de "quota de associado".
O que é que posso fazer? Tal como a política, a religião chateia-me pelas picuínhices. De qualquer modo, avança com a tua pesquisa pelo mundo do hinduísmo e boa sorte.
Valéria.

ॐJohn disse...

Pronto, descobriste-me ;)
A verdade é que há acontecimentos em catadupa, esotéricos ou não, que nos obrigam a pensar mais do que queriamos sobre a razão das coisas.
Quanto ás "hinduzices", tomara eu ter disciplina própria para ter uma religião, fosse ela qual fosse. Mas certamente que o hinduismo é a que consigo comreender e adoptar melhor, salvo as devidas excepções, que azem de mim uma não hindu!

M disse...

se não fosse a história das castas e o facto de ser branquela e pseudo-ruiva, considerava-me hindu de gema ;)