quarta-feira, janeiro 05, 2005

liberte a criança que há em si

neverland

Em criança passava tardes a ouvir a cassete áudio com a versão brasileira da Disney. Li o livro. Vi o "Hook". Auto-diagnostiquei-me como tendo síndrome de Peter Pan. Hoje saí do trabalho e fui ver o filme sobre o autor.
"Finding Neverland"/"À Procura da Terra do Nunca" romanceia a vida de J. M. Barrie, dramaturgo escocês, e a sua inspiração para a peça "Peter and Wendy", que mais tarde adaptaria para livro - o clássico infantil "Peter Pan". Resumidamente e sem querer denunciar muito do filme, Barrie (o versátil Johnny Depp que insiste em usar eye-liner...) torna-se amigo de uma viúva (Kate Winslet) e dos seus quatro filhos. Barrie baseia-se na mais problemática das crianças para a figura central da sua nova peça: Peter é, dos quatro, o que menos se deixa levar pela imaginação, sempre relutante em fazer parte das brincadeiras de piratas, índios ou cowboys.
Pelo meio temos a avó austera que dá origem ao Capitão Gancho (Julie Christie) e o director do Teatro (um hilariante Dustin Hoffman, outrora Gancho himself).
Todo o filme gira em torno da ideia de que as coisas existem desde que acreditemos nelas - e que deixamos de ser crianças a partir do momento em que vemos essas mesmas coisas como elas são na "realidade" (conceito bastante subjectivo, a meu ver...). É divertido, comovente mas, acima de tudo, faz-nos sentir como se tivéssemos outra vez 8 anos.
Uma delícia.

1 comentário:

Jardineiro disse...

Boa noite. Foi o senhor Artur que me indicou este cantinho. Já estou conquistado: tem um linque para o meu adorado Terry Pratchett. E eu que sou um fã dos quatro costados. Cumprimentos