quarta-feira, março 30, 2005

sexta-feira... santa?

coelhinho

Na sexta-feira santa passei pela Fnac para revelar as fotografias de Braga. Até aqui tudo bem. Ao passear-me pela secção dos livros, deparei-me com a zona de destaques decorada com panos púrpura, candelabros e... carradas de livros sobre temas místicos e esotéricos, desde os Templários, agora tão na moda, à bruxaria satânica.
A heresia!
Não que me importe, até sou a favor de tornarem certa e determinada infomação acessível ao público (os livros de bruxaria satânica nem tanto, mas enfim...). O que me chocou foi ver tal iniciativa surgir naquela altura do ano, num país tão católico e temente a Deus.
Bem, convenhamos... As duas principais festas do Cristianismo roubaram as datas de celebração ao paganismo europeu. Em vez de se celebrar um solstício e um equinócio, celebra-se o nascimento e a morte de Jesus. Mas já repararam que essas festas estão a fugir cada vez mais à temática cristã e a regressar ao domínio pagão? O Natal tem como principal figura um velhinho de barbas brancas vestido pela Coca-Cola e a Páscoa um coelhinho e ovos de chocolate.
Para quê contrariar?

2 comentários:

Anónimo disse...

E não há recordações de uma aula em que se falou da cristianização dos rituais ligados aos ciclos da Natureza?

M disse...

Obviamente. Onde é que acha que fui buscar a inspiração para o post? ;)