terça-feira, outubro 04, 2005

importa-se de repetir...?

RatoZinger

O nosso amigo RatoZinger anda a esforçar-se por parecer tolerante. Tenta fazer as pazes com judeus e ortodoxos e, numa crítica feroz ao nazismo, afirma que este é uma "ideologia racista, demente e de matriz neopagã".

Com licença.

É certo que aquela gente tinha (tem?) a mania dos ocultismos, mas convém separar as coisas. Primeiro, porque cada movimento espiritual ou religioso tende a gerar um lado menos puro, o lado negro da Força, se quiserem. Segundo porque, por muito que o nazismo seja, realmente, de natureza pagã, tomar a parte pelo todo pode originar silogismos perigosos. (Mesmo que, aos olhos da Igreja, uma "matriz neopagã" seja sempre algo negativo, independentemente da sua forma ou contexto...)
A tolerância, Sua Santidade, passa por um conhecimento do que as coisas são na realidade, com todas as suas tonalidades, em vez de as ver só a preto e branco.

4 comentários:

Anónimo disse...

o ratozinger tem dois defeitos q acho incontornáveis: é alemão e chefe da igreja católica apostólica romana (s é assim q se diz...). n sei q idade tem o sr em questão, mas deve ser suficiente p ter passado pela 2ª guerra e, mt possivelmente, os papás inscreveram-no ma juventude hittleriana p lhe safar o couro. posto isto, qq crítica q o sr faça às ideologias nazis me parecem pouco fiáveis.
pode ser implicância minha, mas n gosto d alemães. os tipos chateiam-me. lixaram o continente 3 vezes em menos d 100 anos (sim, a cee tb conta), prejudicarando td e tds, e sairam sempre bem, melhores e mais fortes, cuspindo e desprezando tds os povinhos q n sejam feitos d aço, betão e maquinaria fumegante e automatizada c/o eles.
é claro q isto n deve ser levado a sério. c/o já disse eu sou implicante.
valéria.



ps: o teu blog n gosta d mim. há mais d 1 mês q n o consigo abrir. o parvo fecha-me sempre o explorador da net...

Anónimo disse...

what a hell can i say about this?... conheces-me, sabes o que penso. respeito os todos os credos e religiões mas n tolero faltas de tolerancia. dá para mandar o teu tão expressivo texto directamente para o Vaticano? talvez ele esteja a precisar de lê-lo para evitar de, em futuros discursos, cometer gafes tão grandes quanto a citada. e mais não digo para não parecer intolerante...

Morgana

M disse...

Estimado Católico,

Na sequência do seu e-mail, lamentamos qualquer incómodo causado e agradecemos o seu contacto, já que constitui sempre uma oportunidade de auscultar as suas opiniões e, consequentemente, melhorar os nossos serviços.

Recebemos a sua reclamação e agradecemos desde já a sua contribuição. Esperamos poder continuar a contar consigo no sentido de, em conjunto, podermos esclarecer todas as questões que possam surgir.

Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos,

O Vaticano

Anónimo disse...

:D muito bom, muito bom ...

Falta-te os numeros de contacto:

"Ficamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional, através do nosso Serviço de Apoio ao Católico pelo e-mail catolico@netcabo.pt. Poderá, em alternativa, contactar-nos via telefone para:

707 333 777 - para assuntos divinos
707 666 666 - para assuntos diabolicos

Temos também agora à disposição a linha Católico Pecador :

707 69 69 69 ( apenas para caso de NÃO arrependimento)

Agradecemos a sua preferência e apresentamos os nossos melhores cumprimentos.


O Vaticano "

acho melhor ficar por aqui, não pretendo ferir susceptibilidades...

Morgana